terça-feira, 13 de novembro de 2012

DEZ ÁLBUNS E UMA PERGUNTA

Responda rápido: o que os álbuns a seguir têm em comum (além de serem TODOS maravilhosos)?



Doomsday Afternoon (Phideaux)  Divisor de águas na sua carreira  do americano Phideaux Xavier, este é um álbum primoroso do início ao fim. Seus três trabalhos seguintes mantiveram o padrão.






Nigth (Gazpacho) Um álbum denso, cheio de climas distintos. É meio covardia colocar o Gazpacho nessa lista porque todos os álbuns desse grupo estarão nas listas dos melhores dos anos em que foram lançados.




Sleeping in Traffic - Part One (Beardfish) Trabalho de grande fôlego desses suecos. A parte 2 faz um par perfeito. 





Sound of Apocalipse (Black Bonzo) Sem dúvida o melhor álbum da carreira destes também suecos. O vocalista Magnus Lindren é um dos melhores em atividade. 



Rapid Eye Movement (Riverside) Vigor e competência diretamente  da Polônia (um dos cenários mais interessantes do progressivo europeu contemporâneo).




Sola Scriptura (Neal Morse) O mestre em uma obra magnânima. As músicas são tão extensas quanto belas.







2ns Hands (The Gourishankar) Esta banda russa, que canta em inglês, conseguiu sair do anonimato diretamente para a lista das melhores da década.






Fear of a Blank Planet (Porcupine Tree) Steven Wilson e Cia num dos melhores álbuns da carreira da banda. Destaque para a música Anesthetize.







Oblivion Sun (Oblivion Sun) O menos conhecido dessa lista foi uma bela surpresa. Pelas citações que fazem estes americanos devem ser ótimos ouvintes.






Blackfield II (Blackfield) O casamento musical do incansável Steven Wilson com o israelense Aviv Geffen em seu momento mais sublime.


Conseguiu responder? 

O fato é que foram lançados no mesmo ano: 2007. 

Do terceiro milênio não consigo pensar em outro que concentre tão boa relação quantidade/qualidade. 
Já tentei fazer o mesmo exercício para este ano ou o anterior mas não consigo passar de cinco ou seis. 
Estarei exigente demais ou sou apenas um desinformado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário